Programa de Iniciação Científica – PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior e está ligado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFC (PRPPG).

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é direcionado para o estudante de graduação e tem como principais objetivos:

• despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre os estudantes de graduação;
  • fomentar, institucionalmente, a iniciação à pesquisa para alunos de graduação;
  • estimular maior articulação entre graduação e pós-graduação;
  • contribuir para a formação de recursos humanos em pesquisa;
  • contribuir, decisivamente, para a otimização do tempo de permanência dos estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação;
  • estimular pesquisadores envolvidos com a pesquisa e pós-graduação a incentivar estudantes de graduação em atividades científicas; e
  • proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico criativo pelo confronto direto com problemas de pesquisa.

O professor orientador que tenha aprovado projeto de pesquisa junto ao edital da PRPPG, poderá indicar o aluno candidato à bolsa do programa PIBIC, que deverá cumprir os seguintes requisitos:

• ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação da UFC e possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes/CNPq;
  • ter, no máximo, 2 reprovações nos semestres letivos: 2022.2, 2023.1 e 2023.2;
  • o candidato à bolsa da FUNCAP deve comprovar, no histórico escolar, rendimento acadêmico (IRA) superior ou igual a 7,0, equivalente a 7.0000 (conforme histórico escolar da UFC);
  • considerar-se-á inelegível, para qualquer modalidade de bolsa, o candidato que estiver repetindo a atividade curricular Trabalho de Conclusão de Curso;
  • comprometer-se a ter disponibilidade de tempo para se dedicar, no mínimo, 16 horas semanais às atividades depesquisa; e
  • no período de vigência da bolsa, o candidato à bolsa remunerada (CNPq | FUNCAP | UFC) não poderá ter outra atividade remunerada em paralelo, tais como: vínculo empregatício, participação em outra modalidade de bolsa ou cumprimento de estágio remunerado.

As bolsas tem duração de 12 meses e podem ocorrer na modalidade remunerada e voluntária, contando com certificado emitido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFC.