Na última quarta-feira (09/11/16), o Departamento de Geologia da UFC recebeu a visita do Prof. Dr. André Pierre Prous, arqueólogo e professor catedrático do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais, e apresentou palestra sobre “Escavações arqueológicas em Minas Gerais” a estudantes e professores deste departamento.
Andrés Prous é autor de inúmeras obras (livros e artigos) sobre a arqueologia brasileira e especialista em povos caçadores-coletores e no estudo de artefatos líticos. Também desenvolveu pesquisas sobre arte rupestre e sobre as populações ceramistas responsáveis pela tradição pré-histórica Tupiguarani. Na década de setenta participou da Missão Arqueológica Franco-Brasileira de Lagoa Santa e na escavação do esqueleto do “homem da Lagoa Santa” mais tarde batizado com o nome de Luzia.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A, o Prof. André Prous esteve em Fortaleza-CE para participar do IV Encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) realizado no Dragão do Mar através de uma parceria entre o Núcleo de Arqueologia e Semiótica do Ceará – NARSE, Governo do Estado do Ceará e o Programa de Pós-graduação em Geologia da Universidade Federal do Ceará.
Durante os cinco dias do IV Encontro da SAB realizado em Fortaleza, arqueólogos, geólogos e pesquisadores de várias áreas, assim como estudantes estiveram reunidos em palestras, simpósios e mesas redondas sob o tema: Nordeste sem Fronteiras: Povos Tradicionais, Materialidade e Vocalidade.
A realização do Simpósio de Geoarqueologia, coordenado pelo Grupo de Estudos Geoarqueológicos da América Latina (GEGAL), em parceria com Núcleo de Arqueologia e Semiótica do Ceará – NARSE e o Departamento de Geologia – DEGEO, está prevista para o ano de 2018, na cidade de Fortaleza/CE.
Fonte: Chefia de Departamento de Geologia