Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Geologia

Área do conteúdo

2nd Crato Fossil Lagerstaette Workshop

Data de publicação: 1 de outubro de 2019. Categoria: Notícias

O 2nd Crato Fossil Lagerstaette Workshop, ocorrido de 9 a 11 de setembro na Casa da Pedra em Santana do Cariri (CE), foi um grande sucesso. O evento contou com a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de iniciação científica relacionados ao Projeto Probral (CAPES/DAAD) da parceria entre o Departamento de Geologia da UFC e o Instituto Senckenberg, além de membros do projeto filiados à outras instituições como a UFRGS, URCA e Museu de Berlim.

O evento contou ainda com a presença do reitor da UFCA, do diretor do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, de membros do Geopark Araripe e por comitiva formada por outros professores pesquisadores no intuito de firmar parcerias estratégicas para o desenvolvimento da pesquisa paleontológica na região do Cariri cearense.

Palestras nas diferentes áreas de interesse abordaram os principais problemas e oportunidades de pesquisa, além dos interesses do Instituto Senckenberg na parceria com as demais instituições sediadas na região. A comitiva alemã contou com Lutz Kunzmann (Senckenberg, coordenador alemão, especialista em Paleobotânica), Mónica Solorzano-Kraemer (Senckenberg, especialista em Âmbar e Paleoentomologia), Clément Coiffard (Museu de Berlim, especialista em Paleobotânica de Angiospermas) e Christian Müller (Senckenberg, doutorando na área de interações inseto-planta). No último dia, uma atividade de campo foi realizada para a troca de experiências e treinamento no reconhecimento geológico e paleontológico local. Também foram realizadas reuniões internas para a orientação de trabalhos de alunos e a confecção de uma minuta para as atividades futuras.

No âmbito do programa Probral, a continuidade das atividades do Projeto CFL se dará com uma missão de trabalho de duas semanas na Alemanha dos professores Daniel Rodrigues (UFC, coordenador brasileiro, especialista em Sedimentologia) e Wellington Ferreira (UFC, especialista em Estratigrafia), em outubro, e de uma missão de estudos na Alemanha do doutorando William Gobo (UFRGS), recentemente selecionado para uma bolsa de doutorado sanduíche de 6 meses, em dezembro.

Acessar Ir para o topo