Curso: Métodos da Cristalografia Estrutural

Data de publicação: 25 de junho de 2019. Categoria: Notícias
O Programa de Pós-Graduação em Física convida à comunidade acadêmica a participar do 3º Curso sobre Métodos da Cristalografia Estrutural, a ser ministrado pelos professores Javier Ellena (Instituto de Física de São Carlos, USP) e Alejandro Pedro Ayala (Departamento de Física, UFC). O curso será realizado entre os dias 5 e 10 de julho de 2019, no auditório do Departamento de Física (Campus do Pici, Bloco 926).

O curso é gratuito, com certificado de participação para quem atender 80% das aulas, mas o número de vagas é limitado. São necessários conhecimentos básicos sobre estrutura cristalina e difração de raios X.

Serão abordados os seguintes tópicos:

– Estrutura cristalina
– Simetria e grupos espaciais
– Teoria da difração de raios-X
– Distribuição da Densidade de Carga Eletrônica e Estrutura Cristalina
– Coleta e Redução de Dados
– Determinação de Grupo Espacial e Resolução Estrutural
– Refinamento de Estruturas
– Validação e Analise de dados

O curso também contará com aulas práticas de processamento  de dados, pelo que é recomendado para os participantes  trazer seus próprios computadores já que o curso não  disponibilizará essa infraestrutura.  Os programas necessários  para realizar as práticas serão  informados aos participantes selecionados para realizar o curso.

As inscrições serão recebidas até  2 de Julho através  do seguinte formulário: