Interfaces Geociências e Ensino: 40 anos de experiências

Data de publicação: 1 de julho de 2013. Categoria: Notícias

O Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PEHCT) do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas convida todos os interessados no campo de conhecimento para participar da comemoração de 40 anos de experiências e pesquisas em Ensino de Geociências.

Data limite para submissão de trabalhos: 10 de agosto

O evento será realizado em Campinas, no periodo de 23 a 24 de agosto de 2013 e pretende refletir sobre a trajetória de implantação de atividades sistemáticas voltadas para difundir o conhecimento sobre a Terra, o ambiente e suas transformações sociais e econômicas.

Trabalhos realizados no Brasil atingiram distintos níveis de ensino – desde a educação não-formal até a formação de professores – e contribuíram para descrever e renovar currículos e programas de Geociências. Os avanços foram muitos, porém pulverizados.

Ao longo dessa trajetória algumas preocupações presidiram diversos projetos de pesquisa. A elaboração, teste e pesquisa de materiais didáticos apoiados em investigações sobre aprendizagem de Geociências continuam a ser relevante desafio, cujo equacionamento contribuirá para aumentar a qualidade de cursos de graduação, assim como de formação técnica especializada, e terá efeitos sensíveis na educação básica.

Inscrições

Os interessados no evento devem fazer inscrição prévia até 22 de julho 10 de agosto.

Chamada de trabalhos
O evento oferece oportunidade para divulgação de estudos, pesquisas e experiências inovadoras de Ensino de Geociências. Haverá uma sessão de apresentação de painéis. Os interessados devem seguir as instruções para envio de texto e preparação de painéis.

Orientação para autores
Todos os participantes e interessados em divulgar e discutir seus trabalhos devem se inscrever previamente no evento (pagar taxa de inscrição e enviar email contendo cópia do recibo de pagamento e informando o título do trabalho).

Trabalhos Enviar um texto de 5 a 20 páginas até 3 de agosto de 2013 contendo: título, autor, instituição, órgão financiador (se houver), no seguinte formato: folha de tamanho A4, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. As referências bibliográficas devem acompanhar o padrão da revista Terrae Didatica, em Especificação para preparação de arquivos:

Os autores devem preparar um pôster de 90 x 120 cm.
Sugere-se que o pôster contenha: título, autor, objetivos, descrição do tema, esquema, figuras e  gráficos, conclusão, poucas referências, letras bem legíveis a um metro de distância, fundo com pouca ornamentação.

Inscrições
Inscrição dá direito a participar do evento, receber os documentos e publicações produzidos, apresentar trabalho e inclui confraternização na tarde de 24 de agosto.

Depósitos devem ser feitos na conta poupança:
Banco Santander  033   Agencia: 0207
Conta poupança: 60-857264-3
Comprovante de pagamento deve ser enviado por e.mail ou fax para:
Pedro Wagner Gonçalves
Instituto de Geociências – Unicamp