Prêmio de Fotografia Ciência e Arte 2013

Data de publicação: 13 de junho de 2013. Categoria: Notícias

Promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI),  o concurso abrange as categorias:
* Imagens produzidas por instrumentos especiais (lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, raios-X, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio, colposcópio e PET-Scan), e
* Imagens produzidas por câmeras fotográficas (ambiente silvestre e ambiente antrópico).

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros. A inscrição, de caráter individual e em apenas uma categoria, deve ser feita exclusivamente pela Internet, até às 18h do dia 30 de agosto.

No total, serão distribuídos R$ 45 mil aos três primeiros ganhadores por categoria: 1º lugar – R$ 8 mil; 2º lugar – R$ 5 mil; 3º lugar – R$ 2 mil. O primeiro colocado de cada categoria receberá ainda passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2014, em local a ser definido. Na ocasião, serão expostas suas imagens e entregue a premiação.

A comissão julgadora avalia os seguintes requisitos: originalidade, inovação e impacto visual, relevância da imagem, contribuição ao conhecimento para a popularização e divulgação científica e tecnológica, além da qualidade estética.

Fonte: Prêmio Fotografia – CNPq