Projeto CFL – 1a. Missão de Trabalho

Data de publicação: 8 de novembro de 2019. Categoria: Notícias
O projeto internacional de pesquisa “Crato Fossil Lagerstaette”, da colaboração entre o Departamento de Geologia da UFC e o Instituto Senckenberg, além de outras instituições brasileiras e alemãs parceiras, teve sua primeira missão de trabalho da comitiva brasileira realizada entre os dias 23 de outubro e 4 de novembro por dois de seus membros: Prof. Daniel Rodrigues, sedimentólogo e coordenador brasileiro do projeto, e Prof. Wellington Ferreira, estratígrafo. Durante a missão nas cidades alemãs de Dresden, Berlim, Frankfurt e Münster, foram feitas visitas a coleções fossilíferas e equipamentos de pesquisa, reuniões de trabalho e de cooperação, palestras e atividades de campo. Em particular, foram apresentados os resultados preliminares do projeto durante o 28º Workshop Internacional de Tafonomia de Plantas em Münster durante uma sessão especialmente dedicada a este, tanto pela comitiva brasileira como pelos integrantes alemães. Os professores do departamento apresentaram os trabalhos intitulados “Sedimentology of the Crato Formation and Taphonomic implications” (Daniel Rodrigues) e “Ethnopaleontology of the Crato Fossil Lagerstaette: clues to the vertical distribution of fossil groups” (Wellington Ferreira).
As reuniões de trabalho resultaram numa agenda preliminar de continuidade do projeto para 2020, que incluirá uma missão de estudos de seis meses na Alemanha do bolsista de doutorado sanduíche William Gobo (UFRGS), uma segunda missão de trabalho brasileira com os profs. Roberto Iannuzzi (UFRGS) e Edenilce Batista (URCA), a estadia do Prof. Lutz Kunzmann (Senckenberg, coordenador alemão) por oito meses no Depto. de Geologia, a visita técnica a coleções no Rio de Janeiro e São Paulo pelo doutorando Christian Müller (Senckenberg) e a realização de uma reunião de trabalho interna no Brasil e atividades de campo.
Também estão previstos para 2020 a seleção de mais dois bolsistas brasileiros (um doutorado sanduíche e um pós-doutorado) para missões de estudos de seis meses na Alemanha e a vinda de mais um doutorando alemão.
FINANCIAMENTO: Projeto Probral – Towards an integrated analysis of the Early Cretaceous Crato Fossil Lagerstaette (Ceará, Brazil), CAPES/DAAD 88881.198776/2018-01.