Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Geologia

Área do conteúdo

Rodada de licitações de blocos para exploração e produção de petróleo e gás

Data de publicação: 16 de maio de 2013. Categoria: Notícias

A 11ª. Rodada da ANP, realizada dia 14 de Maio, no Rio de Janeiro, teve recorde em arrecadação de bônus de assinatura (valor pago pelas empresas na assinatura do contrato), R$ 2,8 bilhões.

Com ênfase na margem equatorial brasileira e em áreas terrestres maduras situadas nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil.

Foram arrematados 142 dos 289 blocos oferecidos em 23 setores distribuídos em 11 bacias sedimentares: Barreirinhas, Ceará, Espírito Santo, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Parnaíba, Pernambuco-Paraíba, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Tucano Sul, perfazendo uma área de 100,3 mil Km2 dos 155,8 mil Km2 ofertados.

Ao todo, 39 empresas de 12 países participaram, das quais 30 foram vencedoras, sendo 12 nacionais e 18 de origem estrangeira.

Bacia do Ceará
Bacia de nova fronteira situada na porção leste da margem equatorial brasileira, ao longo da costa do Estado do Ceará. As atividades realizadas na bacia indicam potencial para descoberta de óleo leve. A bacia é uma das dez responsáveis pela produção de petróleo e gás do Brasil. Tem quatro campos produtores de petróleo operados pela Petrobras: Xaréu, Curimã, Espada e Atum. A empresa também opera outros dois blocos exploratórios nesta bacia, que teve duas notificações de descoberta desde janeiro de 2012. A produção da Bacia do Ceará em dezembro de 2012 foi de 7.405 bbl/dia de petróleo e 92 Mm³/dia de gás natural.

Fonte: ANP

Acessar Ir para o topo