Inovação e Pesquisa em Energias e Recursos Minerais

Em 2023, o Grupo de Inovação e Pesquisa em Energias e Recursos Minerais (GIPEM) foi estabelecido no âmbito do Laboratório de Geofísica de Prospecção da Universidade Federal do Ceará (UFC). Seus fundadores incluem pesquisadores não apenas da UFC, mas também de outras instituições de ensino superior (IES), todos dedicados ao desenvolvimento de pesquisas com ênfase em geofísica aplicada e na utilização de ferramentas computacionais para a exploração de recursos energéticos (incluindo petróleo e energias renováveis) e minerais críticos e estratégicos. Atualmente, o grupo conta com a colaboração de pesquisadores estrangeiros e tem se destacado pela obtenção de prêmios, coordenação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em parceria com agências de fomento e participação ativa em atividades voluntárias promovidas por sociedades internacionais.