Laboratório de Geotécnica e Prospecção

O laboratório está instalado no Campus Universitário do Pici conta com vários equipamentos para caracterização de solos e estudos geotécnicos incluindo: permeâmetros, lupas binoculares, nível e trenas a laser, GPS geodésico, etc. Dispõe de um corpo técnico de elevada qualificação sobre assuntos relacionados à geotecnia, geologia estrutural aplicada e espeleologia  .

O laboratório está apto a executar os mais diferentes estudos relacionados ao comportamento mecânico e físico-químico de solos. Tem atuado numa ampla gama de assuntos, tais como: ensaios de solo in-situ e em laboratório; geotecnia ambiental; erosão hídrica, estabilidade de encostas e taludes naturais, taludes em obras viárias e barragens, mapeamento e diagnóstico ambiental em cavernas, etc.

O LAGETEC tem dado apoio a relatórios de graduação e diversas dissertações de mestrado, especialmente as voltadas: (1) ao estudo da erobilidade dos solos na área de Geotécnica; (2) a análise estrutural e geométrica descritiva de juntas e fraturas, em regiões cársticas e na lavra de rochas ornamentais; e, (3) nas que utilizam a separação de minerais pesados (zircão, granadas etc.) por métodos densitários, para posterior datação através de projetos de pesquisa institucionais (p.ex. PROCAD – linha de pesquisa em Geodinâmica e Recursos Minerais) em laboratórios de geocronologia conveniados (IG-UNB).

Coordenador:
Prof. Dr. Cesar Ulisses Vieira Veríssimo