Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Geologia

Área do conteúdo

Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida

Data de publicação: 22 de fevereiro de 2016. Categoria: Notícias

Para comemorar o centenário de nascimento do Prof. Fernando Flávio Marques de Almeida, ocorrido no último dia 18 de fevereiro, o livro Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida está sendo disponibilidado para download.

O livro ‘Geologia do Continente Sul-Americano – Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida’ é uma justa homenagem ao emérito professor, um dos fundadores da Geologia brasileira e o coordenador brasileiro da grande pesquisa patrocinada pela UNESCO, em meados do século passado, para a comprovação da teoria das placas tectônicas e da deriva dos continentes. 

O livro conta com a participação de 74 geólogos que escreveram especialmente para o livro, 33 artigos que tratam de pesquisas recentes sobre as questões da geologia do continente sul-americano.

Os professores do DEGEO Wellington Ferreira da Silva Filho, Clóvis Vaz Parente e Afonso Rodrigues de Almeida são co-autores do Capítulo XXIXBacias do Estágio da Transição da Plataforma Sul-Americana. 

A comunidade geológica brasileira agradece aos organizadores desta importante obra: Virginio Mantesso Neto, Andrea Bartorelli,
Celso Dal Ré Carneiro e Benjamim Bley de Brito Neves pela disponibilização do livro para download.

Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida.
São Paulo: Ed. Beca. 673p. 2004. ISBN 85-87256-45-9.

Acessar Ir para o topo