Mineral tecnológico descoberto no sertão cearense
Data da publicação: 10 de novembro de 2025 Categoria: Notícias
Coordenado pela Profa. Lucilene dos Santos, e em parceria com outros pesquisadores da UFC, IFCE, UECE, UNB e NUTEC, o trabalho “Purification and Preparation of Graphene-like Nanoplates from Natural Graphite of Canindé, CE, Northeast-Brazil” foi publicado pela revista internacional Materials, sobre ciência e engenharia de materiais, e traz a informação de que o grafite natural de Canindé, encontrado no coração do sertão cearense, pode ser usado na produção de nanoplacas semelhantes a grafeno, um dos materiais mais promissores do século XXI.
A Profa. Lucilene explicou que logo nas primeiras análises, grafite dessa região apresentou características de um mineral de grande qualidade tecnológica, como cristalinidade e alta pureza.
Como depósitos naturais de grafite raramente são encontrados em estado puro, a purificação do minério é necessária para aplicações de alto desempenho. Neste processo, são separadas impurezas como silicatos, sulfetos, óxidos de ferro ou outras substâncias. Diversos métodos podem ser empregados com esta finalidade, incluindo processos térmicos, químicos e físicos.
“No caso do grafite de Canindé, o material bruto indicava boas características tecnológicas, evidenciadas pelas análises iniciais, mas com grande quantidade de outros minerais como quartzo, micas e óxidos de ferro. Então a concentração e purificação do grafite exigiu sucessivas etapas de limpeza química, como flotação, tratamento alcalino e ácido”, explica a professora Lucilene Santos.
Veja a matéria completa em https://agencia.ufc.br/do-grafite-ao-grafeno-cientistas-desenvolvem-material-de-alto-desempenho-a-partir-de-minerio-encontrado-em-caninde/
Fonte: Profa. Lucilene dos Santos e Agência UFC
