Paradise AI – Solução de BigData para Interpretação Sísmica

Data de publicação: 3 de agosto de 2023. Categoria: Notícias

O Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará obteve a doação de licença do software Paradise (Paradise AI – Solução de Big Data para Interpretação Sísmica), da empresa Geophysical Insights. O Paradise será utilizado por alunos e professores de grupos de pesquisa vinculados ao Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto e ao Centro de Excelência em Geofísica de Petróleo da UFC. O novo recurso tecnológico contribuirá para avanços nos estudos de inteligência artificial (IA). O programa é utilizado por grandes instituições de ensino superior no mundo e, no Brasil, a UFC é a primeira instituição a obter licença para a tecnologia.

A Profª Karen Leopoldino, do Departamento de Geologia, teve acesso ao software durante sua bolsa Fulbright na Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, e  explica que “a tecnologia permitirá que grupos de pesquisa desenvolvam estudos relacionados à exploração de recursos energéticos e armazenamento de CO2 usando poderosos algoritmos de IA e Machine Learning (ML)”.

O Paradise será uma ferramenta essencial para a pesquisa acadêmica e instrução de alunos de graduação e pós-graduação. “Com o Paradise, os alunos poderão aprender e aplicar diferentes algoritmos de aprendizado de máquina em suas pesquisas de caracterização de subsuperfície aplicadas à prospecção e armazenamento de energia”, diz ela.

Ela diz ainda que pesquisadores e professores do Departamento de Geologia já têm acesso às licenças acadêmicas de diversos softwares amplamente utilizados na indústria de energias. Como exemplos dos que já são utilizados na UFC, a professora cita o Petrel, Paleoscan, Jason e Interactive Petrophysics. “O Petrel já temos há 10 anos, os outros conseguimos no ano passado. Todos relacionados a pesquisa na mesma temática. Porém, os demais são usados também por pesquisadores das áreas de Engenharia Química e Engenharia do Petróleo”, comenta ela.

O presidente e CEO da Geophysical Insights, Tom Smith, afirma que “a UFC é um importante centro de ensino e pesquisa no Brasil e estamos muito satisfeitos em fazer esse investimento em seu Departamento de Geologia”. Ele acrescenta que “as principais universidades adotaram o Paradise para programas de geofísica e geologia, e estamos ansiosos para ver pesquisas excelentes da UFC usando o Paradise e outras tecnologias AI/ML. Damos as boas-vindas a Karen Leopoldino, seus colegas e alunos à comunidade Paradise”.

Fonte: Prof. Karen Maria Leopoldino Oliveira, do Departamento de Geologia – e-mail: karenleopoldino@ufc.br, https://www.ufc.br/noticias/18016-departamento-de-geologia-obtem-licenca-de-novo-software-que-vai-contribuir-para-avancos-na-pesquisa-energetica