Perfuração do 1º poço profundo no Ceará
Data da publicação: 22 de outubro de 2011 Categoria: NotíciasA Petrobras deverá perfurar, ainda neste mês, o primeiro poço em águas profundas do Ceará. A nova área onde será buscado petróleo e gás fica no bloco denominado BM-POT-16, que se localiza na Bacia Potiguar, situada, em sua maior parte, no território do Rio Grande do Norte.
O poço, chamado Ararazul, fica a 68 quilômetros da costa do município de Icapuí e receberá a primeira das quatro perfurações que a Petrobras irá fazer em águas profundas no Estado, em uma campanha que deverá superar os R$ 200 milhões de investimento.
O Ararazul fica a uma lâmina d´água (medida de profundidade) de 1.400 metros e será o primeiro poço em mar do território cearense perfurado na Bacia Potiguar.
Os poços com profundidade até 300 metros são considerados rasos; de 300 metros a 1,5 mil metros, são profundos e, acima disso, ultraprofundos.
Até o momento, a parcela do Ceará que é explorada da Bacia Potiguar se concentra em terra, na Fazenda Belém, entre os municípios de Icapuí e Aracati.
Presença nas águas
Em mares cearenses, a Petrobras só possui hoje perfurações em quatro campos (Curimã, Atum, Espada e Xaréu), todos localizados na Bacia do Ceará, na parte que compreende o litoral do município de Paracuru. A exploração nestes campos, contudo, ocorre em águas rasas.
Fonte: Diário do Nordeste