Pesquisa apoiada pelo Depto. de Geologia sobre nova espécie de lótus fóssil rende publicação em revista do Grupo Nature

Data de publicação: 7 de junho de 2023. Categoria: Notícias

O doutorando William Gobo, da UFRGS, publicou seu segundo artigo na revista Scientific Reports, do Grupo Nature, apoiado pelo projeto internacional “Crato Fossil Lagerstaette“, financiado pelo Programa Probral da Capes e coordenado pelo professor Daniel Rodrigues (DEGEO-UFC).

William Gobo foi selecionado pelo projeto em 2019 junto ao Programa de Pós Graduação em Geologia (PPGG-UFC), tendo sido agraciado por uma bolsa de doutorado sanduíche de 6 meses na Alemanha. Do Brasil, também participam os pesquisadores Roberto Iannuzzi e Thamiris Barbosa (UFRGS), Domingas Conceição (URCA) e Wellington Ferreira (DEGEO-UFC). Da Alemanha, participam Lutz Kunzmann (Senckenberg-Dresden) e Julien Bachelier e Clément Coiffard (Freie Universität de Berlim).

No artigo, uma nova espécie de lótus, família de plantas adaptadas à vida aquática, como a vitória-régia, foi descrita e analisada no trabalho intitulado “A new remarkable Early Cretaceous nelumbonaceous fossil bridges the gap between herbaceous aquatic and woody protealeans”.

Batizada de Notocyamos hydrophobus, a nova espécie figura entre as mais antigas angiospermas conhecidas, e dá indícios de que se modificou muito pouco ao longo de 100 milhões de anos. Por apresentar características morfológicas e estruturais compartilhadas com duas outras famílias de plantas em relação de ancestralidade, a nova espécie serve de elo de ligação entre as famílias logo antes do referido período de estase (pouca modificação). A espécie encontra-se preservada no calcário da Formação Crato, unidade geológica da Bacia do Araripe rica em fósseis.

A revista Scientific Reports é considerada a quinta mais citada do mundo, tendo fator de impacto 4.997 e Qualis Capes (2017-2020) A1. O artigo pode ser consultado em: https://doi.org/10.1038/s41598-023-33356-z