A ADUFC realiza 12 aulas públicas, mediadas por professores da UFC, em diferentes espaços públicos da cidade.
São encontros semanais, em locais de trânsito, de convivência coletiva, aproximando o conhecimento científico da cidade. No mês de março, os temas transitam pelas questões ambientais, urbanas, pelo cinema e a cidade e pelos direitos humanos e as sexualidades.
A primeira aula pública será ministrada pelo Prof. Christiano Magini, do Departamento de Geologia e tem como tema Morte e vida dos oceanos.
Data: 10 de março – 17h
Local: Titanzinho (Serviluz)
Nas areias do Titanzinho, um público de surfistas e moradores conversa sobre histórias de bilhões de anos, de como nasceram os oceanos e depois os continentes formando os primeiros ambientes geológicos da terra. Nesta aula, interrompida apenas pelo pôr do sol, aprenderemos que os oceanos – tal como todos os seres vivos – formam-se (nascem), tem seu tempo de vida e fecham-se (morrem). Durante este ciclo, vários processos geológicos, biológicos, climáticos e até mesmo antrópicos acontecem.
Também será tema desta aula pública a relação entre as grandes civilizações e os litorais, fontes de alimentos. Passados os séculos, transformamos de forma danosa estes grandes reservatórios de vida e recursos pondo em risco a própria existência do ser humano. É neste ponto que novas demandas por políticas de uso e ocupação destes ambientes ganham repercussão. E durante todo o tempo, uma questão: E nós, o que temos a ver com isso? Pergunta a exigir pensamento e participação.
A aula será ministrada pelo professor Christiano Magini, do Departamento de Geologia da UFC. Magini possui graduação em Geologia pela UFRN, além de mestrado e doutorado em Geologia Regional. Tem experiência na área de Geociências, principalmente nos temas de metamorfismo, geoquímica, geologia estrutural, meio ambiente e cartografia.
Maiores informações AQUI