Geoprocessamento e Modelagem de Dados Geoambientais

O grupo de pesquisa Geoprocessamento e Modelagem de Dados Geoambientais congrega pesquisadores e estudantes interessados em aplicações de sensoriamento remoto e geoprocessamento em Geociências. É certificado pela UFC e pelo CNPq e está ancorado no Departamento de Geologia do Centro de Ciências.

O grupo de pesquisa possui 7 pesquisadores, 3 pesquisadores colaboradores, 5 discentes de doutorado, 4 discentes de mestrado e 6 bolsistas de graduação. Os pesquisadores envolvidos participam ativamente de eventos relacionados as áreas de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e suas aplicações. Desde sua criação em 2013, foram defendidos 17 trabalhos de conclusão de curso e 31 trabalhos de pós-graduação, sendo 9 teses de doutorado, 22 dissertações de mestrado, muitos dos quais revertam em importantes publicações de caráter técnico-científico.

As principais linhas de pesquisa do grupo são:

Sensoriamento remoto aplicado

• Pesquisa mineral
  • Indústria do petróleo
  • Aplicações ambientais
  • Processamento digital de imagens

Computação aplicada às Geociências

• Geoinformática e ciência de dados geoespaciais
  • Inteligência artificial para aplicações espaciais
  • Modelagem computacional de fenômenos naturais

Séries temporais de observação da Terra

• Dinâmica costeira