Voando em mundo virtual: uso de imagens de satélite para conhecer melhor a Terra

Descrição: Voar é uma aspiração humana que remonta a cultura grega e o mito de Ícaro. A invenção de balões, aviões e outros dispositivos deu asas ao ser humano, possibilitando que a Terra fosse vista de cima. O avanço da computação e da internet aliados à modernização dos sistemas de coletas de dados por sensores remotos aéreos e orbitais e à criação de plataformas de integram esses dados, como o Google Earth vêm possibilitando que mais pessoas tenham a experiência de ver a Terra em toda a sua diversidade. A presente proposta tem a intensão de apresentar o voo virtual a estudantes do 6° e 7° anos do ensino fundamental, a partir da disponibilização de conteúdos conceituais e voos roteirizados, buscando aumentar o conhecimento dos mesmos sobre o planeta Terra, tanto no meio físico quanto nas questões antrópicas. Ao integrar esses diferentes atores: estudantes do ensino fundamental, seus professores de Ciências e Geografia, estudantes de graduação e pós-graduação do ensino superior cria-se uma cadeia de conhecimento circular, onde todos têm a ganhar em termos de conhecimento e experiência.

Ano de início: 2024
Financimento: PREX-UFC
Situação: em andamento

Equipe:
Profa. Cynthia Romariz Duarte (coordenadora)
Prof. Wellington Ferreira Silva Filho
MSc. Cláudio Ângelo da Silva Neto