Capacitação de Guias Turísticos Locais das Falésias de Morro Branco (Beberibe, CE)

Descrição: A Praia de Morro Branco (Beberibe) é um dos destinos mais frequentados por turistas no Ceará, especialmente pela beleza cênica de suas falésias e seu labirinto esculpido, o colorido de suas areias e mirantes com vista deslumbrante do mar. Passeios acompanhados por guias fornecem informações históricas e fisiográficas, e ainda garantem a segurança dos visitantes e complementam a renda familiar da comunidade local. No entanto, essas visitas poderiam agregar um papel educativo mais profundo se os guias locais apresentassem conhecimentos básicos sobre a evolução natural das falésias ao longo do tempo (Como se formaram? O que causa as diferentes cores de suas areias?).  Ao compartilhar conhecimento com os guias locais, os alunos de graduação estariam não apenas contribuindo para o aprendizado e capacitação daqueles como eles mesmos se beneficiariam desse conhecimento e de técnicas didáticas de como divulgá-lo em linguagem popular. Uma vez portadores desse conhecimento, os guias não apenas multiplicariam esse conhecimento aos turistas, sua fonte de renda complementar, como também fomentariam o sentimento pessoal de pertencimento e de importância cultural das falésias em sua sociedade local.

Ano de início: 2017
Órgão financiador: PBIA-PRAE-UFC
Situação: em andamento

Coordenador: Daniel Rodrigues do Nascimento Jr.

Pesquisdora PNPD: Pâmella Moura

Equipe técnica responsável: GeoCapta Empresa Junior

Bolsistas de graduação:

João Antonio Nascimento Santos (Bolsista PBIA)
Magayver Martins Vieira (Bolsista PBIA)

Jordan Victor de Oliveira Freire (Bolsista PIA)
Natália Ferreira de Almeida Oliveira (Bolsista PIA)

André Luis Câmara Pereira (Bolsista PBIA)
Jordan Victor de Oliveira Freire (Bolsista PBIA)
Karolayne da Silva do Nascimento (Bolsista PBIA)

Karolayne da Silva do Nascimento (Bolsista PBIA)
Ray Silva Rodrigues (Bolsista PBIA)