Histórico
Em 1964, sob os critérios definidos pelo III Seminário Anual dos Professores (1962) foi criado o Departamento de Ciências Geológicas da então Universidade do Ceará, o qual, após algumas reestruturações, resultou no atual Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesta época apenas o Curso de Geografia estava estruturado. Em 1966, o então Departamento de Ciências Geológicas, passa a se chamar Departamento de Geociências. Nesse contexto foi criado no final de 1969, o Curso de Geologia, compondo o Instituto de Geociências juntamente com o Curso de Geografia. Em março de 1970, com o Instituto de Geociências devidamente instalado no Benfica, realizou-se o primeiro vestibular para o Curso de Geologia (SILVA FILHO et al., 2008). Em 1973, o Instituto de Geociências deixa o Benfica e se instala nos blocos 912 e 913 do Campus Universitário do Pici. Em 1974, o curso de Geologia foi reconhecido pelo Decreto no 74066 de 15.05.1974, publicado no D.O.U. de 16.05.1974 (P. 5.614).
Em janeiro de 1975, com a aprovação do Currículo Mínimo pelo Conselho Federal de Educação, foi iniciada uma reformulação curricular no Curso de Graduação em Geologia da UFC que teve paralelo em todas as instituições de ensino de Geologia do país. Uma consequência foi o aumento da duração média do curso, de quatro para cinco anos. Esta reformulação foi realizada internamente em cada curso, sem muita discussão e sem integração entre os diversos cursos de Geologia, provocando uma grande diversificação na grade curricular e sem atender a expectativa de mudança que já se manifestava na época (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 1988).
Com o passar dos anos e muitos debates em nível nacional, percebeu-se a necessidade de reformulação do currículo de 1975, a qual se iniciou em 1981 e que se estendeu até 1989, ocasionando o surgimento do currículo que começou a vigorar a partir desse ano (SABADIA, 2000). Porém, com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394, de 20.12.1996) e a convocação às instituições de ensino superior para apresentarem propostas para novas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação, a integralização curricular ficou mais uma vez anacrônica.
A inexistência de Diretrizes Curriculares para os cursos de Geologia ou Engenharia Geológica do Brasil, aprovadas no âmbito do MEC, provocou, várias reuniões e eventos desde 2001, congregando coordenadores de cursos de todo Brasil, os quais se organizaram no Fórum Nacional de Cursos de Geologia e, em 2008, aprovaram uma proposta de Diretrizes Curriculares para Cursos de Graduação em Geologia e Engenharia Geológica (FANTINEL et al., 2008). Após várias ingerências políticas e revisões, esse documento serviu de base para as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Geologia e Engenharia Geológica, propostas na forma de Projeto de Resolução no Parecer Homologado CNE/CES no 387, de 07 de novembro de 2012. Com base nesse documento, o Colegiado do Curso de Geologia elaborou um novo Projeto Pedagógico para o curso introduzindo uma profunda reformulação da estrutura curricular e apresentando textos explicativos mais completos e elaborados em relação ao PPC anterior. Este novo PPC começou a vigorar em 2014. Posteriormente, as Diretrizes Curriculares para os cursos de bacharelado em Geologia e em Engenharia Geológica ficaram definitivamente instituídas através da Resolução CNE/CES No 1, de 06 de janeiro de 2015, sem modificações significativas com respeito ao Parecer Homologado CNE/CES no 387. A partir desse momento, as mencionadas Diretrizes Curriculares passaram a constituir formalmente a base primordial para o Projeto Pedagógico do Curso de Geologia.
Alguns anos mais tarde, o PPC 2014 sofreu diversas atualizações de redação e alterações menores de carga horária, que deram origem à versão 2020 do currículo, a qual vigora atualmente.
No momento atual, perante à necessidade de inserir a extensão no processo de formação do estudante universitário através de ações de extensão com carga horária obrigatória, previstas e sistematizadas no currículo do curso, conforme estabelecido na LEI N° 13.005, de 25 de junho de 2014, e a Resolução N° 28/CEPE, de 01/12/2017 da UFC, apresenta-se uma nova versão do Projeto Pedagógico do Curso de Geologia. Este novo PPC, previsto para vigorar a partir de 2024, foi desenvolvido pelo NDE e aprovado pelo Colegiado do Curso, incorporando uma nova estrutura curricular (mantendo a anterior carga horária total de 4024 horas) e apresentando seus textos revisados e atualizados em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2018), referencial dos princípios norteadores e das políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa, a serem implantadas no âmbito do curso, visando a promoção de oportunidades de aprendizagem alinhadas ao perfil do egresso