Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto

O Laboratório de Geofísica de Prospecção e Sensoriamento Remoto (LGPSR) originou-se no seio do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará que iniciou suas atividades em 1969.

Inicialmente, voltava-se exclusivamente para pesquisas de geofísica aplicada. As atividades de pesquisas envolvem atualmente as áreas de geofísica rasa e profunda através de métodos elétricos (sondagens e caminhamentos elétricos através de diversos arranjos) e métodos eletromagnéticos FEM (EM-34, GPR) e TEM, perfilagem geofísica de poços, características hidrogeológicas e hidrodinâmicas dos meios, modelagem de aqüíferos, sensoriamento remoto, integração de informações georeferenciadas – SIG, cartografia digital e processamento digital de imagens e de dados geofísicos terrestres e aéreos.

Linhas de Pesquisa

Duas linhas de pesquisa são atualmente priorizadas no LGPSR envolvendo temas de grande importância regional:

Linha de Pesquisa 01
1 – Geofísica Aplicada às Águas Subterrâneas e Bacias Sedimentares
2 – Geofísica Ambiental e de Zonas Costeiras
3 – Métodos Geofísicos Aplicados à Indústria do Petróleo e Gás Natural
4 – Geofísica Regional

Linha de Pesquisa 02
1 – Sensoriamento Remoto Geológico
2 – Sensoriamento Aplicado à Hidrogeologia e Meio Ambiente
3 – Processamento Digital de Imagens, Sensoriamento Remoto, Cartografia e SIG

Coordenador: