Nota de falecimento – Prof. Setembrino Petri

Data de publicação: 1 de março de 2023. Categoria: Notícias

Foi com imenso pesar que o Departamento de Geologia da UFC recebeu a notícia do falecimento do Professor Setembrino Petri hoje, dia 01 de março de 2023, aos 100 anos de idade.

Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico desde 1998 e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, o professor Setembrino Petri foi um naturalista, geólogo, pesquisador e professor universitário.

Formado em História Natural (1944), tinha doutorado em História Natural (1948) pela Universidade de São Paulo, tendo alcançado o posto de professor titular em 1973 na Universidade de São Paulo.

Professor emérito da Universidade de São Paulo, é um dos professores mais antigos que ainda em estava em atividade na universidade.

Suas pesquisas incluem sedimentos e rochas de pré-cambrianas a holocenas de diversas regiões brasileiras. A publicação dos resultados de sua pesquisa científica ultrapassa uma centena de artigos, além de livros e diversos capítulos de livros, tendo participado da formação de gerações de geólogos ao longo dos mais de 70 anos como professor.

O Departamento de Geologia da UFC, em nome de seus docentes, funcionários e alunos, externa os pesares a familiares, amigos e a toda a comunidade de Geociências do Brasil, que perde hoje um ícone da Geologia brasileira.

O Instituto de Geociências da USP – IGc informa que o velório do Professor Setembrino Petri ocorrerá amanhã dia 02/03/2023, nas dependências do Auditório A1 do instituto, das 10 às 15 horas.

O sepultamento será realizado no Cemitério São Paulo (Rua Cardeal Arco Verde, 1250)

Fonte: Informações obtidas no Lattes e na wikipédia.