Data de publicação: 31 de julho de 2022. Categoria: Notícias

Com enorme pesar, o Departamento de Geologia e o Programa de Pós-graduação em Geologia comunicam o falecimento do prof. George Satander Sá Freire, ocorrido no dia de hoje, 31 de julho de 2022.

O Prof.  George Satander possui graduação em Geologia pela Universidade de Fortaleza (1977), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e doutorado em Geologie – Universite de Nantes (1989). Professor do Departamento de Geologia desde 1981, era Professor Titular, junto ao Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará e professor de graduação dos cursos de Geologia e Oceanografia e de pós-graduação nos Cursos em Desenvolvimento e Meio Ambiente e de Geologia, onde formou mais de uma centena de mestres, doutores e pós-doutores nas áreas de Geologia Marinha, Costeira e Ambiental, brasileiros e estrangeiros. Coordenador dos Laboratórios de Geologia Marinha e Aplicada e de Geoquímica Ambiental do Departamento de Geologia.  Na UFC ocupou inúmeros cargos relevantes que ajudaram a construir a excelência desta universidade. Foi Diretor do Instituto de Ciências do Mar nos anos 80 e colaborou como docente do curso de Oceanografia desde a sua criação, foi coordenador de programas de Pós-Graduação na área de Geociências, e ocupou diversos cargos administrativos no Centro de Ciências.

Professor carismático, era querido por colegas, alunos e funcionários do DEGEO, a quem externamos nossas condolências.

Segundo informações da família, o velório será na Funerária Ternura, a partir das 22h do dia 31/07/2022 e missa às 16h do dia 01/08/2022, com cremação a seguir.