Pesquisadores investigam pinturas rupestres no Parque Nacional de Sete Cidades

Data de publicação: 3 de fevereiro de 2023. Categoria: Notícias

Os professores César Veríssimo e André Prous (professor visitante no DEGEO) participam da equipe de pesquisadores que estão investigando as pinturas rupestres presentes em sítios arqueológicos do Parque Nacional de Sete Cidades, localizado no norte do estado do Piauí.

Segundo o prof. André Prous foram encontrados materiais cerâmicos recentes, de cerca de 2 a 3 mil anos, mas indícios sugerem que a ocupação é mais antiga.

Segundo o Prof. César Veríssimo a evolução temporal da área poderá ser investigada através de métodos de geocronologia, empregando-se para tal amostras de sedimentos e outros, como p.ex. carvão encontrado em antigas fogueiras.

Participam da equipe pesquisadores das áreas de Arquelogia, Geologia, História e Antropologia e discentes de gradução e pós-graduação das universidades UECE, UFC e UFPI, além dos pesquisadores do ICMBio, que administra a unidade de conservação.

A reportagem completa realizada pelo Bom Dia Piauí pode ser vista em https://globoplay.globo.com/v/11322719/.