Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Geologia

Área do conteúdo

Revista Minerals: edição especial em Geologia do Petróleo e Geoquímica de Bacias Sedimentares

Data de publicação: 26 de setembro de 2022. Categoria: Notícias

 

Professores da UFC e da UFMA, Editores Convidados de uma Edição Especial de Revista Internacional, Convidam Comunidade Acadêmica para Submissão de Artigos na Área de Geologia do Petróleo e Geoquímica de Bacias Sedimentares

 

Os professores Daniel Rodrigues (UFC) e Ana Clara Souza (UFMA) são Editores Convidados em uma edição especial da revista internacional Minerals, do grupo MDPI, intitulada “Geologia do Petróleo e Geoquímica de Bacias Sedimentares”, prevista para 2023. Entre os editores, consta ainda o pesquisador Thomas Gentzis do Core Laboratories de Houston (Estados Unidos).

Os editores convidam a todos os pesquisadores em áreas associadas a enviar trabalhos, não apenas em Geologia e Geoquímica, mas também Geofísica, Engenharia de Petróleo e de Energias etc.

A edição especial é dedicada a um amplo espectro de pesquisas na área, incluindo origem, estocagem, rotas e caracterização de hidrocarbonetos. Em sua mensagem, os editores enfatizam a importância das pesquisas por recursos energéticos em um cenário de transição energética, visto que o petróleo permanecerá essencial à Humanidade nas próximas décadas mesmo diante da necessidade de mitigar as emissões de gases de efeito estufa. Essa dependência se torna ainda mais clara durante crises geopolíticas, como no caso da atual Guerra da Ucrânia. Por esse motivo, a melhoria na recuperação de campos maduros e a procura por fontes não-convencionais, como o
shale gas, também são destacadas.

A revista Minerals tem fator de impacto de 2.818 e Qualis (2013-2016) em Geociências B2 (previsto para A3 pelo novo Qualis). É de acesso livre (open source), mas exige o pagamento de uma taxa de processamento de artigo (APC), sujeita a descontos de até 50%. Artigos podem ser submetidos até 28 de abril de 2023.

Mais informações em: https://www.mdpi.com/journal/minerals/special_issues/10756MFU96

Acessar Ir para o topo